Análise da Revisão Cochrane: Alta Hospitalar Precoce para Hospitalização Domiciliária. Cochrane Database Syst Rev. 2017;6:CD000356.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9791Palavras-chave:
Alta Hospitalar, Custos de Cuidados de Saúde, Mortalidade, Reinternamento, Revisão Sistemática, Serviços Hospitalares de Assistência DomiciliarResumo
A hospitalização domiciliária é um serviço que proporciona tratamento a doentes com doença aguda no próprio domicílio, os quais noutras condições necessitariam de internamento hospitalar em enfermaria de agudos. No entanto, o benefício clínico desta intervenção e o seu efeito nos custos em saúde não se encontram estabelecidos. Esta revisão sistemática Cochrane teve como objectivo avaliar a eficácia e custos associados aos cuidados de doentes admitidos no serviço de hospitalização domiciliária em comparação com internamento hospitalar habitual. Foi realizada revisão sistemática da literatura através de pesquisa nas seguintes bases de dados - The Cochrane Effective Practice and Organisation of Care Group (EPOC) register, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), MEDLINE, Embase, CINAHL, e EconLit - até 9 de janeiro de 2017. Foram incluídos 32 ensaios clínicos aleatorizados (2 dos quais não publicados), incluindo 4746 doentes. A presente revisão detetou evidência insuficiente do benefício económico (através de uma redução no período de internamento hospitalar) ou melhoria dos resultados clínicos da hospitalização domiciliária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons