Transferência Passiva de Anticorpos Hepatite B através de Imunoglobulina Endovenosa num Recém-nascido
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.9792Palavras-chave:
Anticorpos Anti-Hepatite B, Cardiomiopatia Dilatada, Imunoglobulinas Intravenosas/efeitos adversos, Recém-NascidoResumo
A transferência passiva de anticorpos secundária à infusão de imunoglobulina endovenosa é um efeito secundário raro, mas importante, que pode levar a um diagnóstico e decisões terapêuticas erradas. Nunca foi descrito num recém-nascido. Um recém-nascido do sexo masculino, vacinado contra a hepatite B e diagnosticado com miocardiopatia dilatada, apresentou anticorpos anti-core do vírus da hepatite B aos 12 dias de vida. A exclusão da infecção por hepatite B foi obrigatória, pois seria uma contra-indicação ao transplante cardíaco. A transferência de anticorpos através de imunoglobulina endovenosa foi confirmada aos 44 dias de idade, após sero-reversão dos níveis de anticorpos anti-core do vírus da hepatite B. A transferência passiva de anticorpos após a infusão de imunoglobulina endovenosa pode levar a um diagnóstico errado se não for reconhecida. Neste doente poderia ter sido especialmente prejudicial caso tivesse impedido o transplante de coração. O rastreio para hepatite B deve ser realizado pelo menos um mês após a infusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons