Os Hospitais e a Combinação Público-Privado no Sistema de Saúde Português

Autores

  • Adalberto Campos Fernandes Departamento de Gestão em Saúde e de Políticas de Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa.
  • Alexandre Morais Nunes Departamento de Políticas de Saúde. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6712

Palavras-chave:

Hospitais, Serviço Nacional de Saúde, Parcerias Público-Privadas, Portugal, Sector Privado, Sector Público.

Resumo

O sistema de saúde português tem sido caraterizado pela existência de uma permanente relação entre o setor público e o setor privado tanto na prestação como no financiamento dos cuidados de saúde. Nas últimas décadas, ao nível da prestação de cuidados o setor privado aumentou significativamente a sua capacidade de resposta ampliando o seu nível de envolvimento na relação com o setor público. Esta relação decorre do enquadramento jurídico definido na Lei de Bases da Saúde desenvolvendo-se sob a forma de acordos, convenções e contratos bem como, mais recentemente, através do modelo de parcerias-público privadas. No que se refere ao caso específico da rede hospitalar esta nova dinâmica de relação contribuiu, nas últimas duas décadas, para acentuar a natureza mista do sistema através de um evidente reforço da componente privada na rede hospitalar particularmente através do investimento em unidades de âmbito generalista.

Downloads

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

1.
Fernandes AC, Nunes AM. Os Hospitais e a Combinação Público-Privado no Sistema de Saúde Português. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2016 [citado 14 de Abril de 2025];29(3):217-23. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6712

Edição

Secção

Revisão