Os Hospitais e a Combinação Público-Privado no Sistema de Saúde Português

Autores

  • Adalberto Campos Fernandes Departamento de Gestão em Saúde e de Políticas de Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa.
  • Alexandre Morais Nunes Departamento de Políticas de Saúde. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.6712

Palavras-chave:

Hospitais, Serviço Nacional de Saúde, Parcerias Público-Privadas, Portugal, Sector Privado, Sector Público.

Resumo

O sistema de saúde português tem sido caraterizado pela existência de uma permanente relação entre o setor público e o setor privado tanto na prestação como no financiamento dos cuidados de saúde. Nas últimas décadas, ao nível da prestação de cuidados o setor privado aumentou significativamente a sua capacidade de resposta ampliando o seu nível de envolvimento na relação com o setor público. Esta relação decorre do enquadramento jurídico definido na Lei de Bases da Saúde desenvolvendo-se sob a forma de acordos, convenções e contratos bem como, mais recentemente, através do modelo de parcerias-público privadas. No que se refere ao caso específico da rede hospitalar esta nova dinâmica de relação contribuiu, nas últimas duas décadas, para acentuar a natureza mista do sistema através de um evidente reforço da componente privada na rede hospitalar particularmente através do investimento em unidades de âmbito generalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

1.
Fernandes AC, Nunes AM. Os Hospitais e a Combinação Público-Privado no Sistema de Saúde Português. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2016 [citado 23 de Novembro de 2024];29(3):217-23. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/6712

Edição

Secção

Revisão