Mesotelioma peritoneal num operário da indústria de fibrocimento com neurofibromatose.

Autores

  • Afonso Camilo Fernandes Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Escolar de Santa Maria. Serviço de Medicina 1, Hospital Escolar de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • João M. Fonseca Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Escolar de Santa Maria. Serviço de Medicina 1, Hospital Escolar de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • António Farinha Henriques Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Escolar de Santa Maria. Serviço de Medicina 1, Hospital Escolar de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • A. de Oliveira Soares Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Escolar de Santa Maria. Serviço de Medicina 1, Hospital Escolar de Santa Maria. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4174

Resumo

Descreve-se um caso de neurofibromatose (doença de von Recklinghausen) com manifestações cutâneas e viscerais e em que foi clinicamente diagnosticado um tumor abdominal difuso. Admitiu-se a possibilidade de se tratar de um schwanoma maligno. A autópsia veio mostrar tratar-se de um mesotelioma peritoneal associado com asbestose pulmonar e contendo corpos asbestósicos. O doente tinha um passado de exposição aos asbestos superior a 30 anos. Revêem-se as manifestações abdominais da neurofibromatose com possível evolução maligna e as características clínico-patológicas do mesotelioma peritoneal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Fernandes AC, Fonseca JM, Henriques AF, Soares A de O. Mesotelioma peritoneal num operário da indústria de fibrocimento com neurofibromatose. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 1980 [citado 23 de Dezembro de 2024];2(4):303-17. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4174

Edição

Secção

Arquivo Histórico